Meio Ambiente e Direitos Humanos
Bárbara Arisi (PPGAS/UFSC)
Felipe Bruno Martins Fernandes (PPGICH/UFSC)
Sugestões de temas para o Trabalho de Conclusão de Curso
1) Águas
Ementa: Aquífero Guarani – Águas como motivo de conflitos na comunidade – Águas como tema de movimentos sociais e ambientalistas – saneamento básico – poluição dos rios – Exportação de água e suas implicações – Transposição do Rio São Francisco – A igreja católica e as águas – Tratamento de Água – Desmineralização das águas – Soluções para conflitos (por exemplo, cisternas caseiras).
Sítios eletrônicos de referência:
Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/> ;
Rede das Águas < http://www.rededasaguas.org.
O Aqüífero Guarani < http://www.oaquiferoguarani.
Coalizão Rios Vivos < http://www.riosvivos.org.br/
Água Online < http://www.aguaonline.com.br/>
Lutas pela Água no Mundo < http://aguapublica.no.sapo.pt/
Guerra pela Água < http://www.tratamentodeagua.
SOS Rio Pomba < http://www.sosriopomba.com.br/
Nestlé e a desmineralização das águas < http://www.observatoriosocial.
Clique Semi Árido < http://www.cliquesemiarido.
2) Agricultura
Sítios eletrônicos de referência:
Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/>;
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra < http://www.mst.org.br/>;
Carta da Terra em Ação < http://www.cartadaterrabrasil.
Portal de Agroecologia < http://www.agroecologia.inf.
Agroecologia em Rede < http://www.agroecologiaemrede.
Associação Brasileira de Agroecologia < http://www6.ufrgs.br/
A permacultura no Brasil < http://www.permacultura.org.
Rede Ecovida < http://www.ecovida.org.br/>.
3) Alimentação Orgânica
Ementa: Produtos orgânicos – produção de alimentos – Exclusão do uso de fertilizantes e agrotóxicos – Agricultura biodinâmica – O suposto "melhoramento" dos alimentos – Vegetarianismo como estilo de vida – Impactos ambientais do consumo de carne – Comportamento do consumidor vegetariano – O mito da proteína – Porque as pessoas se tornam vegetarianas? – Vegetarianos famosos – Segurança Alimentar
Sítios eletrônicos de referência:
Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/>;
Associação de Agricultura Orgânica < http://www.aao.org.br/>;
Um mundo sustentável < http://www.sustentabilidade.
Vegan Staff < http://www.veganstaff.org/>;
Sociedade Vegetariana Brasileira < http://www.svb.org.br/
Instituto Nina Rosa < http://www.institutoninarosa.
SVB – Porto Alegre < http://www.svbpoa.org/index.
4) Biodiversidade
Ementa: como a existência de uma espécie afeta a existência de outra – diversidade biológica – processos de desertificação – Convenção da Diversidade Biológica – Uso sustentável da biodiversidade – Divisão equitativa dos benefícios – Degradação ambiental – perda da biodiversidade – funcionamento da natureza – Hotspots – ameaça à biodiversidade – Área prioritária para conservação – Unidades de Conservação – Mata Atlântica e Cerrado – Madeira Ilegal – Recuperação de Áreas Degradadas – Cyberativismo – Defesa do Meio Ambiente e promoção da paz – conservação/preservação.
Sítios eletrônicos de referência:
Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/>;
WWF – Biodiversidade < http://www.wwf.org.br/
Portal Biodiversidade MMA < http://www.mma.gov.br/index.
Condomínio da Biodiversidade < http://www.
Instituto da Biodiversidade < http://www.ibiodiversidade.
Instituto Chico Mendes < http://www.icmbio.gov.br/>;
Conservation International Brasil < http://www.conservacao.org/
Greenpeace < http://www.greenpeace.org/
5) Cidadania Ecológica e/ou Planetária
Ementa: Cidadania ecológica – cidadania planetária – Direito ao meio ambiente sadio – Declaração Universal dos Direitos dos Animais – Um outro mundo é possível – Por um Brasil livre de Transgênicos – Direitos Humanos e Direito à Natureza – Exercício da cidadania ambiental – Socialismo e Ecologia – Cidadania e Natureza como diariamente ameaçadas e impactadas – ecologia e cidadania – Governança ecológica mundial – Ecopedagogia.
Sítios eletrônicos de referência:
Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/>;
DHnet – Meio Ambiente <http://www.dhnet.org.br/
Correio da Cidadania <http://www.correiocidadania.
Cidadania Ambiental <http://www.vivaitabira.com.
Ecologia e Cidadania <http://pt.shvoong.com/books/
Consulado da França < http://www.consulfrance-porto.
Instituto Paulo Freire < http://www.paulofreire.org/
Pedagogia da Terra < http://www.antroposmoderno.
Ecopedagogia e Carta da Terra < http://www.ufmt.br/revista/
(fim ; o )
Nenhum comentário:
Postar um comentário