segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Sugestões de temas para o Trabalho de Conclusão de Curso

Meio Ambiente e Direitos Humanos

Bárbara Arisi (PPGAS/UFSC)

Felipe Bruno Martins Fernandes (PPGICH/UFSC)

Sugestões de temas para o Trabalho de Conclusão de Curso

1) Águas

Ementa: Aquífero Guarani – Águas como motivo de conflitos na comunidade – Águas como tema de movimentos sociais e ambientalistas – saneamento básico – poluição dos rios – Exportação de água e suas implicações – Transposição do Rio São Francisco – A igreja católica e as águas – Tratamento de Água – Desmineralização das águas – Soluções para conflitos (por exemplo, cisternas caseiras).

Sítios eletrônicos de referência:

Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/> ;

Rede das Águas < http://www.rededasaguas.org.br/>;

O Aqüífero Guarani < http://www.oaquiferoguarani.com.br/>;

Coalizão Rios Vivos < http://www.riosvivos.org.br/canal.php?canal=278>;

Água Online < http://www.aguaonline.com.br/>;

Lutas pela Água no Mundo < http://aguapublica.no.sapo.pt/mund_art.htm>;

Guerra pela Água < http://www.tratamentodeagua.com.br/a1/informativos/acervo.php?chave=110&cp=est>;

SOS Rio Pomba < http://www.sosriopomba.com.br/>;

Nestlé e a desmineralização das águas < http://www.observatoriosocial.org.br/conex2/?q=node/169>;

Clique Semi Árido < http://www.cliquesemiarido.org.br/>.

2) Agricultura

Ementa: Agricultura e capitalismo – Ocupação X Invasão – Reforma Agrária – Agroecologia – Permacultura – Agricultura Familiar – Conflitos por Terra – Carta da Terra – Intersecções entre uso da terra e direitos humanos – Campanhas contra o uso de agrotóxicos – Agricultura ecológica – horta comunitária.

Sítios eletrônicos de referência:

Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/>;

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra < http://www.mst.org.br/>;

Carta da Terra em Ação < http://www.cartadaterrabrasil.org/>;

Portal de Agroecologia < http://www.agroecologia.inf.br/>;

Agroecologia em Rede < http://www.agroecologiaemrede.org.br/>;

Associação Brasileira de Agroecologia < http://www6.ufrgs.br/abaagroeco/>;

A permacultura no Brasil < http://www.permacultura.org.br/>;

Rede Ecovida < http://www.ecovida.org.br/>.

3) Alimentação Orgânica

Ementa: Produtos orgânicos – produção de alimentos – Exclusão do uso de fertilizantes e agrotóxicos – Agricultura biodinâmica – O suposto "melhoramento" dos alimentos – Vegetarianismo como estilo de vida – Impactos ambientais do consumo de carne – Comportamento do consumidor vegetariano – O mito da proteína – Porque as pessoas se tornam vegetarianas? – Vegetarianos famosos – Segurança Alimentar

Sítios eletrônicos de referência:

Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/>;

Associação de Agricultura Orgânica < http://www.aao.org.br/>;

Um mundo sustentável < http://www.sustentabilidade.org.br/doku.php?id=portug:um_mundo_sustentavel:alimentos:alimentos>;

Vegan Staff < http://www.veganstaff.org/>;

Sociedade Vegetariana Brasileira < http://www.svb.org.br/vegetarianismo/>;

Instituto Nina Rosa < http://www.institutoninarosa.org.br/ali_vegetarianismo.html>;

SVB – Porto Alegre < http://www.svbpoa.org/index.php>.

4) Biodiversidade

Ementa: como a existência de uma espécie afeta a existência de outra – diversidade biológica – processos de desertificação – Convenção da Diversidade Biológica – Uso sustentável da biodiversidade – Divisão equitativa dos benefícios – Degradação ambiental – perda da biodiversidade – funcionamento da natureza – Hotspots – ameaça à biodiversidade – Área prioritária para conservação – Unidades de Conservação – Mata Atlântica e Cerrado – Madeira Ilegal – Recuperação de Áreas Degradadas – Cyberativismo – Defesa do Meio Ambiente e promoção da paz – conservação/preservação.


Sítios eletrônicos de referência:

Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/>;

WWF – Biodiversidade < http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biodiversidade/index.cfm>;

Portal Biodiversidade MMA < http://www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=72>;

Condomínio da Biodiversidade < http://www.condominiobiodiversidade.org.br/>;

Instituto da Biodiversidade < http://www.ibiodiversidade.org.br/>;

Instituto Chico Mendes < http://www.icmbio.gov.br/>;

Conservation International Brasil < http://www.conservacao.org/como/index.php?id=8>;

Greenpeace < http://www.greenpeace.org/brasil/>.

5) Cidadania Ecológica e/ou Planetária

Ementa: Cidadania ecológica – cidadania planetária – Direito ao meio ambiente sadio – Declaração Universal dos Direitos dos Animais – Um outro mundo é possível – Por um Brasil livre de Transgênicos – Direitos Humanos e Direito à Natureza – Exercício da cidadania ambiental – Socialismo e Ecologia – Cidadania e Natureza como diariamente ameaçadas e impactadas – ecologia e cidadania – Governança ecológica mundial – Ecopedagogia.

Sítios eletrônicos de referência:

Rede Brasileira de Educação Ambiental <http://www.rebea.org.br/>;

DHnet – Meio Ambiente <http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/ecologia/textos.html >;

Correio da Cidadania <http://www.correiocidadania.com.br/content/view/63/9/ >;

Cidadania Ambiental <http://www.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=62 >;

Ecologia e Cidadania <http://pt.shvoong.com/books/self-improvement/1800781-ecologia-cidadania/ >;

Consulado da França < http://www.consulfrance-porto.org/article5dee.html?id_article=727 >;

Instituto Paulo Freire < http://www.paulofreire.org/Cidadania/WebHome >;

Pedagogia da Terra < http://www.antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=392 >;

Ecopedagogia e Carta da Terra < http://www.ufmt.br/revista/arquivo/rev21/moacir_gadotti.htm >.

(fim ; o )

Nenhum comentário: